O que é?

Existem diversos tipos de carboidratos. No caso da dextrose, trata-se de um carboidrato simples, que neste caso é a própria glicose que está na forma hidratada.

Para que serve?

Pode ser utilizada como um repositor energético, como um anticatabólico e ainda auxiliando na absorção e aproveitamento da whey protein pós treino.

Dextrose como repositor energético

A dextrose fornece energia imediata às células do organismo, porém a mesma deve ser ingerida em pequenas doses, de forma constante, durante a realização da atividade física. Não é recomendada a sua ingestão em dose única, pois isso aumenta a liberação da insulina promovendo a rápida absorção desse carboidrato o que pode gerar uma hipoglicemia de rebote. Com o açúcar do sangue em baixa o desempenho cai, podendo ocorrer tonturas e até mesmo desmaio.

Dextrose como anticatabólico

Usando a dextrose é possível manter os níveis de carboidrato no organismo nos níveis desejados, impedindo a degradação da proteína do músculo, além de ser um potente retardador do aparecimento da fadiga muscular.

Dextrose associada à Whey Protein

A dextrose fornece estimulo para a liberação de insulina, este é um hormônio extremamente anabólico que está diretamente relacionado com a capacidade de absorção e síntese protéica. A insulina vai proporcionar uma maior captação dos aminoácidos para o músculo, além de ser um ativador da síntese protéica.
A proteína é o nutriente que necessita de maior quantidade de energia para ser metabolizada e com o uso desse carboidrato garante-se a fonte de energia necessária à síntese protéica. Após o treino o nosso corpo encontra-se com as reservas energéticas desgastadas e com isso parte da proteína que estamos ingerindo pode ser perdida para fornecer energia para realização de processos metabólicos. É aí que entra a dextrose, associando-se à Whey Protein evitando a perda de parte dessa proteína tão nobre, alcançando assim melhores resultados para a hipertrofia muscular.

Administração

Para o uso conjunto com a Whey Protein recomenda-se adicionar 30 gramas de dextrose (pode-se utilizar o mesmo medidor da Whey), misturada com a própria whey e de 200 ml a 300 ml de água, 15 minutos após o treino.

Como anticatabólico e repositor energético deve ser utilizada durante a atividade física. Mistura-se duas colheres de sopa a 300 ml de água. Lembre-se de ingerir pequenas doses durante o treino, nunca ingerindo tudo de uma só vez.

Esse texto foi elaborado por Thaissa Pinto Seixas Lopes após pesquisa de diversos artigos científicos.


“Não contém quantidade significativa de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, fibra alimentar e sódio” *Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. “Seus valores podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas”

Ingredientes: Sabor Tangerina: Dextrose, aromatizante sintético idêntico ao natural, acidulante ácido cítrico,corantes vermelho bordeaux e amarelo crepúsculo, edulcorantes sucralose e acessulfame-k.

Sabor Uva: Dextrose, aromatizante sintético idêntico ao natural, acidulante ácido cítrico,corantes artificiais vermelho bordeaux, azul brilhante a amarelo crepúsculo, edulcorantes sucralose e acessulfame-k.

Sabor Açaí com Graraná: Dextrose, aromatizantes artificiais, acidulante ácido cítrico, corantes artificiais vermelho bordeaux  e amarelo crepúsculo, edulcorantes sucralose e acessulfame-k.

Sabor Laranja com Acerola: Dextrose, aromatizantes artificiais, acidulante ácido cítrico, corantes artificiais vermelho brodeaux e amarelo crepúsculo, edulcorantes sucralose e acessulfame-k.

Sabor Morango: Dextrose, aromatizante artificial, acidulante ácido cítrico, corante artificial vermelho bordeaux, edulcorantes sucralose e acessulfame-k.

Sabor Natural: Dextrose.                                                

“Não Contém Glúten”.

Sugestão de Preparo: Para o preparo de uma porção adicione, 4 colheres de sopa (50g) de Dextrose em um copo (250ml) de água preferencialmente gelada. Misture bem ou bata no liquidificador.                                                                                     Sugestão de Consumo: Tomar 1 porção logo após o término do treino, ou conforme orientação de nutricionista ou médico.
Recomendação: Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade devem consultar o médico e/ou nutricionista. Conservar este produto bem fechado em local fresco e seco protegido dos raios solares.